A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) lançou, nesta segunda-feira (12.08), no Teatro Cerrado Zulmira Canavarros, em Cuiabá, duas cartilhas impressas com os “Protocolos de Relações Saudáveis no Ambiente Escolar” e o “Manual para Relações Saudáveis (MARES)”, criados com objetivo de fornecer ferramentas para potencializar as amizades e o companheirismo no ambiente de trabalho.
A ação faz parte do projeto “Potencializando as Relações Saudáveis na Educação”, que teve início em dezembro de 2023, com a participação de coordenadores de Gestão de Pessoas, diretores, secretários escolares, coordenadores pedagógicos e as equipes psicossociais das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).
Os protocolos contemplam oficinas de boas-vindas na primeira semana de cada mês, ações de prevenção ao assédio, oficinas de habilidades sociais, treino de gerenciamento de estresse, treino de controle da raiva e código de conduta de ética profissional.
Já o Manual para Relações Saudáveis (MARES) aborda princípios éticos, morais e respeito mútuo, além de abranger conceitos e exemplos sobre atitudes saudáveis a serem adotadas por toda a comunidade escolar. O material impresso com todo o conteúdo foi disponibilizado aos servidores.
De acordo com a Seduc, o objetivo do programa é construir ambientes saudáveis para melhorar ainda mais as relações interpessoais nas comunidades escolares.
Além do mais, busca transmitir solidariedade, senso de justiça e equidade em ambientes que ajudem os indivíduos a se sentirem estimulados na prevenção da violência e na construção de uma cultura de paz.
Diante de uma plateia de mais de 800 servidores, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, destaca a importância do projeto nas 648 escolas da rede estadual que atendem mais de 321 mil crianças, adolescentes e adultos matriculados no Ensino Fundamental II, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Segundo ele, manter a saúde emocional no ambiente de trabalho é extremamente importante. “É preciso manter em mente que, sem saúde, não há trabalho, e, principalmente, sem boa saúde, não há produtividade”.
Alan observa que as escolas da rede estadual se tornaram ambientes mais atrativos, seguros e saldáveis. Diz, ainda, que a construção do conhecimento vai muito além do aprendizado em sala de aula. “Por isso, as pessoas e o espaço físico da escola também deve ser considerado como parte da proposta pedagógica, do processo de aprendizagem e das relações saudáveis no ambiente escolar”.
Durante o evento, os presentes também assistiram a palestra ‘Navegue nos Mares’, com a doutora em Psicologia Organizacional, professora Joceli Drummond. Em sua fala, Drummond disse que Mato Grosso está à frente de Portugal, país que começou a implementar o mesmo projeto.
“Estou vendo que o resultado obtido na rede estadual de Mato Grosso está bem acima da média. Vocês estão de parabéns. Acompanho diversos trabalhos que estão sendo realizados em Portugal, pela União Europeia, e posso afirmar que o estado está colocando em prática aqui é superior”, comparou a professora.
Fonte: SECOM MT