Dois eventos de capacitação artística ocorrem nos próximos dias, em Cuiabá, levando conhecimento técnico e experiências para profissionais dos segmentos da música e do cinema. Os projetos ‘Artista On’ e ‘Salão Latino-Americano de Produção Criativa’ são viabilizados pelo Edital Viver Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura Esporte e Lazer (Secel-MT), e ocorrerão entre 10 e 16 de agosto.
O projeto ‘Artista On’ é destinado a profissionais da música interessados em conhecimentos sobre o mercado musical. O evento será neste sábado (10.08) e ainda há vagas para inscrições. No dia do encontro, produtores e artistas poderão trocar experiências sobre registro de músicas, direitos autorais, portfólio, marketing digital, comercialização de shows e apresentação do trabalho de cada um para os colegas.
O ‘Artista On’ foi iniciado em janeiro deste ano, com uma primeira turma de dez artistas mato-grossenses que participaram de um curso de música e negócio, ministrado pela PUC-Rio. Depois, numa segunda fase, eles foram incluídos no programa de incubação da Ixpia Música, startup que executa o projeto, e os artistas puderam compreender melhor o contexto deles no mercado de trabalho, bem como estratégias de posicionamento, marketing digital e captação de recursos. A terceira etapa de conclusão será a residência artística. Além do evento do dia 10 de agosto, também haverá um último encontro, voltado apenas aos participantes que estão no projeto desde janeiro.
Nesta segunda-feira (12.08) começa o Salão Latino-Americano de Produção Criativa Mato Grosso, que tem o objetivo de conectar e fortalecer as produções de cinema independente do Brasil, República Dominicana e Haiti. O evento segue até 16 de agosto, na UFMT, e tem uma parte da programação que é aberta ao público geral.
A programação conta com fóruns sobre desenvolvimento de roteiro, mercado de coprodução, papel do cinema na história, distribuição de filmes e financiamentos no audiovisual. Além disso, o evento oferece oficinas de projeto cinematográfico, produção para projetos, direitos do autor, cinema de impacto e outros temas. Também haverá as assessorias para projetos entre os participantes, exibição de filmes e sarau cultural.
Outro projeto de audiovisual selecionado do Edital Viver Cultura é ‘Para o alto do céu’, que ofereceu estágio em um projeto de cinema para dois jovens egressos do socioeducativo, em Rondonópolis.
Eles atuaram no projeto por cinco meses, de janeiro a junho deste ano, recebendo bolsa mensal e acompanhamento pelos profissionais do audiovisual. Primeiro, foi oferecido um curso de escrita e produção de cinema para 20 jovens, e, entre eles, dois foram selecionados para atuaram depois como estagiários. Ao fim, o grupo desenvolveu um roteiro sobre histórias de jovens que cometem atos infracionais e precisam decidir sobre o rumo de suas vidas após cumprimento da medida socioeducativa.
Serviço:
Artista On – Residência artística
10 e 11 de agosto, na sede do Movimento Vambora – Cuiabá (MT)
Inscrições: AQUI
Mais informações: @ixpiamusica
Salão Latino-Americano de Produção Criativa
12 a 16 de agosto, na Adufmat e no CineClube Coxiponés (UFMT), em Cuiabá
Inscrições para oficinas: AQUI Painéis e mostra são gratuitos e abertos ao público
Mais informações: mutirumfilmes@gmail.com | (65) 99665-0037 | Instagram @lafuentecine
Fonte: SECOM MT