A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) começou um estudo para aumentar o número de faixas exclusivas para o transporte coletivo em Cuiabá, de acordo com a Prefeitura da capital, nesta quinta-feira (3).
A mudança pretende dar mais fluidez ao trânsito e a linha de ônibus atende 205 mil pessoas diariamente com 369 veículos que circulam pela capital.
Atualmente, as faixas exclusivas para os coletivos estão nas Avenidas Getúlio Vargas, Isaac Póvoas, Generoso Ponce, Tenente Coronel Duarte, conhecida como Prainh, e a Historiado Rubens de Mendonça, chamada de Avenida do CPA.
O estudo ainda não foi concluído e os motoristas terão um tempo de adaptação em relação aos novos trechos no trânsito. A expectativa é que a medida passe a entrar em vigor a partir de setembro.
Os novos trechos em análise são as avenidas:
- General Valle entre a Coronel Escolástico e General Mello;
- Djalma Ferreira de Souza, no Bairro Morado do Ouro próximo na Avenida do CPA;
- Dante Martins de Oliveira, do Contorno da Avenida das Torres até a Miguel Sutil;
- José Monteiro de Figueiredo até o Bairro Santa Rosa.
Outra mudança prevista é a padronização dos horários de funcionamento das faixas para os ônibus, que passam a ser exclusivas ao transporte coletivo somente na hora de pico, entre 6h e 8h da manhã e, no final da tarde, entre 17h e 19h. Aos sábados, passa a ser das 6h às 8h.
Os condutores que não respeitarem a exclusividade cometem infração gravíssima, com multa de R$ 293, além de sete pontos na carteira.
G1