A obra de construção de duas rotatórias na Avenida Poguba deve ter início ainda esta semana. Esta é a perspectiva da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Sinfra), que informou que atualmente a empresa responsável trabalha na obra de drenagem da Avenida Mediterrâneo, construção que está inclusa no mesmo contrato da construção das rotatórias.
A obra das rotatórias e de drenagem e pavimentação da Avenida Mediterrâneo, que liga a Avenida Poguba à BR-364, passando pela lateral do Condomínio Vila Toscana, foram licitadas no ano passado e a ordem de serviço foi emitida no início de dezembro. Contudo, a empresa responsável pela execução dos serviços não deu início imediato às obras em função do período de chuvas.
Segundo a Sinfra, a obra de drenagem da Avenida Mediterrâneo está sendo finalizada e, com isso, a empresa dará início a construção das rotatórias.
Ainda, de acordo com a Sinfra, além do período de chuva, que atrasou o início das obras, foi feita uma mudança no projeto das rotatórias. As obras terão um custo de R$ 2,7 milhões e a previsão é que sejam concluídas no próximo mês de agosto.
A construção das rotatórias na Avenida Poguba vem sendo cobrada, principalmente, por moradores da região, desde a duplicação da via. O Município fez a obra de duplicação e pavimentação da avenida, mas o canteiro central foi construído sem nenhuma rotatória ou retorno desde a Rua Francisco Goulart até a Avenida Otaviano Muniz.
As rotatórias são necessárias para atender os moradores de vários bairros e condomínios da região. Além disso, irão solucionar o problema dos “retornos” que passaram a ser usados por motoristas de forma irregular sobre o canteiro da avenida.
Para tentar evitar a passagem dos condutores sobre o canteiro, a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito reforçou a sinalização, inclusive, com a colocação de blocos de concreto.
Mesmo assim, ainda é frequente que condutores façam a conversão irregular pelos canteiros visando encurtar o caminho e acessar os bairros da região.
A Prefeitura anunciou que construiria as rotatórias na Avenida Poguba para melhorar o acesso aos bairros da região ainda em março do ano passado, porém, várias licitações foram feitas sem que nenhuma empresa se interessasse pela obra.
O Município, então, incluiu em um mesmo contrato, a obra de construção das duas rotatórias e de drenagem e pavimentação na Avenida Mediterrâneo. A licitação foi realizada e concluída em novembro de 2022.
A Tribuna