A partir de uma parceria inédita, o Governo de Mato Grosso e o Cuiabá Esporte Clube abriram as portas da Arena Pantanal para que autistas pudessem assistir aos jogos do clube no Campeonato Brasileiro de 2023. A iniciativa faz parte dos Programas SER Família Inclusivo e SER Família Sensorial, idealizados pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes. Os primeiros beneficiados pela iniciativa assistiram ao jogo do Cuiabá contra o Red Bull Bragantino no último sábado (22) no camarote.
A seleção dos oito torcedores, mais acompanhantes, foi feita por meio de sorteio a partir dos beneficiários cadastrados na Carteira de Identificação do Autista (CIA), emitida pelo MT Cidadão. Para o próximo jogo, que será realizado no domingo (30) contra o Grêmio, os interessados deverão se cadastrar no link.
Para poder participar do sorteio é preciso ter a Carteira de Identificação do Autista (veja mais abaixo). Beneficiários de todo o estado de Mato Grosso podem participar do sorteio, lembrando que não serão custeados o deslocamento e a hospedagem, tanto do sorteado quanto de seu acompanhante. Apenas serão disponibilizadas as entradas do camarote.
A senadora por Mato Grosso Margareth Buzetti contou que durante sua posse em Brasília, em conversa com o médico Enã Rezende, que é autista, falou-se sobre inclusão, sobre os espaços que faltam para os autistas, e que, a partir daí, conversou com a primeira-dama Virginia Mendes, surgindo então a ideia de entrar em contato com o Cuiabá e garantir um local adequado para que os autistas pudessem assistir os jogos. “Graças a Deus conseguimos realizar. Porque isso é inclusão. É dar a oportunidade deles estarem em um ambiente em que os outros estão, mas com segurança, onde ele pode e consegue estar”, ressaltou a senadora.
“Estou muito feliz que tenha dado certo, quando nos unimos as ideias sempre acontecem, não fazemos nada sozinhos. Acompanhei pelas mídias sociais a alegria das crianças que foram até a Arena, vamos dar continuidade para que outras pessoas possam assistir aos jogos e quem sabe outros tipos de apresentações. Gratidão à senadora Margareth, ao Cuiabá, secretária Grasielle e Dr Enã, vamos sempre fazer o melhor pela inclusão”, disse a primeira-dama de MT, Virginia Mendes.
A secretária interina de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), Grasielle Bugalho, ressaltou o trabalho em parceria entre a Setasc e a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), por meio da Rede Cidadã, e o Cuiabá Esporte Clube. “Pela primeira vez, estamos oferecendo para as pessoas autistas um espaço, dentro da Arena Pantanal, para assistir aos jogos do Cuiabá. Para nós é uma experiência única, uma forma de divulgar a Carteira do Autista, a importância de se ter a carteira, para que os autistas possam acessar inúmeros serviços. Essa sinergia do Cuiabá oferecendo esse espaço e a gente podendo levar esse trabalho para os autistas é muito importante. Essa iniciativa da senadora Margareth Buzetti, com a nossa primeira-dama Virginia Mendes, será aberta para outras pessoas, para que elas possam ter a experiência única de torcer, de saber como funciona uma arena de futebol. E isso é muito legal”, afirmou a secretária.